Scortecci Editora - Comportamento - Formato 14 x 21 cm - 1ª edição - 2012 - 116 páginas
Mercado ImobiliárioFatores que influenciam decisão de imóveisGenival Evangelista de Souza
Tradicionalmente é mais fácil desenvolver estratégias para influenciar os consumidores depois que entendemos por que as pessoas compram certos produtos ou marcas. Consumidores apenas vão querer pagar por produtos e serviços que satisfaçam as suas necessidades, isso não ocorre se a empresa não entender completamente como os compradores consomem ou usam um produto em particular. São Paulo tem uma posição geográfica de destaque, bastante privilegiada, a cidade destaca-se por ser um grande local de oportunidades para o crescimento do mercado de habitação. Neste livro destacamos a importância de ideias serem debatidas com vários profissionais do mercado imobiliário, como empresas intermediadoras, construtoras, imobiliárias, corretores de imóveis autônomos, engenheiros civis e arquitetos, para uma melhor reflexão e sucesso do negócio. Como o objetivo deste trabalho visa aumentar o conhecimento sobre o processo de decisão de compra, o estudo relaciona vários fatores e atributos que influenciam a decisão de compra de imóveis residenciais, do tipo apartamento na Cidade de São Paulo através de pesquisa exploratória. O trabalho apresenta estudos sobre a preocupação com o verde e o meio ambiente, normas e questões socioambientais. Empreendimentos sustentáveis que possibilitem mecanismos de reúso de água, novos produtos para economizar energia, torneiras e descargas automáticas para economia de água devem ser preocupação do empresário da construção do futuro, uma exigência do mercado. As pessoas já se preocupam com questões relacionadas ao respeito à ecologia e “qualidade de vida”. Reduzir madeiras na construção civil e, no caso de utilização, priorizar o uso de madeira ecológica, de reflorestamento; reaproveitamento de materiais diversos como entulho; redução de energia; ferros; coleta seletiva de lixo nos edifícios, pilhas, baterias e outros materiais extremamente danosos ao meio ambiente. Decorre disto o fato de que cada empreendimento apresenta características únicas quanto à localização, as quais configuram sua acessibilidade, infraestrutura e vizinhança. É através destas características que o consumidor de apartamentos residenciais vai fazer distinção em sua decisão de compra. É um livro recomendado tanto para profissionais do mercado imobiliário, quanto para qualquer consumidor que pretende comprar ou participar de algum tipo de decisão de compra de imóvel. O livro também pode ser considerado uma importante fonte de pesquisa para estudiosos e pesquisadores interessados em estudos voltados para o mercado imobiliário habitacional e comportamento do consumidor.